quarta-feira , outubro 17 2018
Home / Investimentos / Quais são os tipos de investimentos?
Quais são os tipos de investimentos?

Quais são os tipos de investimentos?

Existe várias formas de investir nosso capital para obter lucros posteriormente, ou pelo menos mantermos o valor investido sem obter perdas. Porém a primeira opção é bem melhor, pois ter lucro sobre um dinheiro que estaria guardado em uma conta poupança por exemplo, que embora gera lucros, não se compara a alguns tipos de investimentos e que agora vamos lhe apresentar alguns deles.

Renda Fixa

São chamados de investimentos conservadores, onde o investidor tem mais segurança de retorno e segurança. E existe dois tipos de investimentos nesse caso que são:

Prefixados – Esse é um tipo de investimento onde você sabe o quanto ele vai lhe render no final. Nesse caso é estabelecido uma taxa de rendimento ao ano, que dependendo do título publico adquirido, poderá variar. Clicando aqui você tem uma lista completa sobre rendimentos relacionado ao tipo de título.

Pós-fixados – Esse é um tipo de investimento onde você não sabe o quanto ele vai lhe render no final, já que depende de condições do mercado. Os mais conhecidos são: Selic, CDI ou IPCA

Os títulos de renda fixa mais conhecidos são: Tesouro Direto, CDB, LCI e LCA, LC e Fundo de Renda Fixa. Esses são títulos de créditos emitidos por alguma organização, e são exemplos:
Governo (Tesouro Direto), Bancos (CDBs, LCIs e LCAs) ou financeiras (LCs).
Podemos dizer que você estará “emprestando” seu dinheiro para eles, para receber com lucros de juros no vencimento do título adquirido.

Para títulos como (CDBs, LCIs e LCAs) você tem proteção garantida caso alguma dessas organizações venha falir, desde que o valor aplicado seja igual ou menor do que R$250.000 reais. Isso é garantido pelo FGC (Fundo Garantidor de Créditos).

Renda Variável

Como você já viu que em Renda Fixa é possível saber o quanto vai ganhar em cada título, em Renda Variável já não é possível saber seu lucro, já que depende de alguns fatores de mercado para isso. Você poderá ganhar muito mais do que o estipulado pela renda fixa, porém poderá ter prejuízo.

Os principais tipos de investimentos nesse segmento são:

  • Fundos Multimercado (mescla renda fixa e renda variável)
  • Fundos Imobiliários (destinado a empreendimento imobiliários)
  • Fundos de Ações (objetivo de seguir índices como o Ibovespa)
  • COE (Certificado de Operações Estruturadas)
  • Mercado de Ações (compra e venda de papéis ou lucro com dividendos)
  • Mercado de Opções (índice ou dólar)
Um dos fatores que mais afeta esses investimentos é a lei da oferta e da procura. Quando um investimento é muito procurado (comprado), o seu valor sobe. Quando exite mais demanda do que procura, ele desce.

Sem dúvidas você poderá escolher alguma dessas opções de acordo com o seu perfil de investimento e ter tranquilidade para investir seu dinheiro sem correr maiores riscos.

Avaliações dos usuários

Avaliação de Jonas

Vote

User Rating: Be the first one !

Sobre Jonas Porto

Jonas Porto gerencia o canal Ganhando por Clicar no Youtube, atualmente próximo a 4 mil inscritos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *